domingo, 31 de outubro de 2010

Temos presidenta: Dilma Vana Roussef


A mineira e economista Dilma Vana Rousseff, eleita presidenta,  é a primeira mulher a se tornar chefe de Estado do Brasil, cargo exercido por 39 homens em 121 anos de vida republicana.

    Dilma, que neste domingo venceu José Serra, do PSDB, chega ao topo do poder em sua estréia como candidata em uma eleição popular e democrática, depois de passar por um ataque impiedoso dos adversários, da Folha, do Estadão, da Globo, da Veja e de toda a mídia golpista. A presidente eleita é a quarta escolhida por eleições diretas desde 1985, quando o Brasil recuperou a democracia após 21 anos de ditadura militar.
    Dilma Roussef nasceu em Belo Horizonte, no dia 14 de dezembro de 1947. Fez seus estudos na capital mineira, onde iniciou a sua militância política, lutando contra o arbítrio e a prepotência da Ditadura Militar, integrando movimentos como o Comando de Libertação Revolucionária (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária (VAR Palmares). Presa em função da sua luta destemida e corajosa, ficou encarcerada de 1970 a 1972, na Oban e no DOPS, onde passou por covardes e desumanas sessões de torturas.
    Reconstruiu a sua vida política no Rio Grande do Sul, onde, junto com Leonel Brizola, ajudou na fundação do PDT. Foi secretária municipal da Fazenda, em Porto Alegre, e secretária estadual de Minas e Energia nos governos Alceu Collares e Olívio Dutra. Em 2001 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores-PT e formulou o plano de governo na área energética na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2002.        Assumiu o Ministério das Minas e Energia, e, pelas suas qualidades foi indicada por Lula para ser a ministra-chefe da Casa Civil, sendo considerada pela Revista Época, em 2009, uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Ela é a segunda mulher a receber mais votos em todo o mundo, só perdendo para Indira Ganhi, da Índia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário